Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Damasceno, Célia de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47179 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47179 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste estudo é entender em que medida o professor poderá auxiliar o aluno na busca pela construção da disciplina na escola, tendo como pano de fundo a visão dos professores da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Rosas Travensolli, localizada no município de Curiúva/Paraná. Para isso foram aplicados questionários a sete professores desta instituição. No que se referem à indisciplina todos os professores destacaram ser a quebra de regras e limites e apenas um professor citou a desordem. Com relação à ligação da disciplina e da indisciplina, os mesmos responderam que não há nenhuma ligação. O professor poderá auxiliar os alunos na busca pela construção da disciplina na escola quando mudar sua prática docente e buscar estar sempre informado sobre o que os estudiosos falam sobre o assunto. E também há a importância do ambiente ser favorável a aprendizagem, isso ajuda a manter a disciplina na sala de aula. Outra questão importante são os cursos de formação. Eles vêm para complementar e dar uma base para o trabalho docente, sendo muitas vezes uma luz para o professor que tem dificuldades de lidar com a indisciplina dentro de sua sala de aula. | - |
Formato: dc.format | 19 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | A importância da intervenção do professor na construção da disciplina na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: