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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Giareta, Paulo Fioravante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Bichibichi, Cássia Estela Kropzake | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47178 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Giareta. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este texto possibilitou analisar o trabalho desenvolvido no Conselho de Classe Participativo na instituição de ensino de atuação. Este modelo de conselho possibilita a gestão participativa e democrática na escola, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN 9394/96 em seu artigo 12. Em uma gestão participativa e democrática envolve a avaliação discente e docente, a avaliação da instituição de ensino, a autoavaliação docente a partir das suas práticas pedagógicas, visando diagnosticar as falhas que ocorreram durante o processo da ensinagem, e apontam as correções que devem ser praticadas coletivamente, intencionando rever os planos de trabalho docente, a avaliação escolar, a metodologia aplicada, e apontar as falhas e as dificuldades do processo visando mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superá-las. O objetivo foi de estudar, entender e realizar conselhos de classes democráticos e emancipadores, no interior da escola. O estudo realizou-se por meio de Oficinas Pedagógicas envolvendo todos os membros da comunidade escolar e foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministradas por docentes daquela instituição. Os resultados obtidos foram extremamente significativos, porque os participantes das oficinas se sentiram empoderados e sujeitos das ações educativa, participativa e democrática. O envolvimento com os trabalhos realizados nas oficinas possibilitou a leitura, o estudo e o debate das questões que envolvem o planejamento participativo, o conselho de classe participativo e a avaliação participativa, como tripé necessário à conquista da gestão democrática e emancipatória, na escola. Os resultados imediatos das oficinas revelaram-se no cotidiano escolar, onde o grupo de participantes estendeu a discussão para os intervalos de recreio, nos momentos de hora atividade, e principalmente na realização dos conselhos de classe do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres com a participação de alunos, funcionários e pais, juntamente com o corpo docente e a coordenação pedagógica do colégio. Outro importante resultado foi a reação das mães que participaram dos Conselhos de Classe Participativos, que puderam demonstrar maior reconhecimento e valorização do corpo docente, e o acompanhamento dos estudos dos filhos em casa, com um maior envolvimento da família. Para a coordenação pedagógica, ficou evidente a queda da evasão escolar, o retorno de alguns alunos quase desistentes e a presença espontânea dos pais ou responsáveis na escola. | - |
Formato: dc.format | [10] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Título: dc.title | Conselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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