
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Ortega, Carlos Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47177 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47177 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriane Carneiro Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda o uso das tecnologias educacionais como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, em especial softwares de autoria como o Visual Class. Objetiva-se com este trabalho mostrar os pontos favoráveis e desfavoráveis da utilização de softwares de autoria nas escolas, seus recursos e sua aplicação. Também é enfatizada a necessidade do professor buscar novas informações e de se atualizar constantemente, para assim, encontrar opções de trabalhar com as necessidades específicas de cada turma utilizando esta ferramenta. No decorrer do trabalho é realizada a definição do que é um software de autoria, por que utilizá-lo, como entrar no ambiente, seus principais comandos e funções e suas limitações e inovações. O estudo relata a utilização do software de autoria Visual Class pelos alunos do Colégio Estadual Professor Malvino de Oliveira da cidade de Porecatu-PR, participantes do Programa Mais Educação referente à oficina de Software Educacional. Através desse estudo, foi possível verificar que o uso das tecnologias de comunicação e informação nas atividades escolares possibilita que a aprendizagem ocorra de forma mais significativa, atrativa e prazerosa, podendo tornar-se uma alternativa para melhorias no ensino reduzindo a repetência, evasão, desmotivação de alunos e professores. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
| Título: dc.title | Software de autoria Visual Class | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: