Intertextualidade na Bachianas Brasileiras n.2 de Heitor Villa-Lobos

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Autor(es): dc.contributorDudeque, Norton Eloy, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorPupia, Adailton Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47173-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 15/03/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 107-111-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho consiste na análise musical da Bachianas Brasileiras n. 2 (1930) de Heitor Villa-Lobos por meio da intertextualidade. Observam-se as influências sofridas na obra em questão levando em consideração o contexto musical e social no qual Villa-Lobos estava inserido. Além da alusão à música barroca de Johann Sebastian Bach, referenciada no título da obra, investiga-se a influência de elementos motívicos, estilizações, apropriações, citações, paródias e paráfrases, de compositores predecessores e contemporâneos a Villa-Lobos. O fenômeno intertextual na música é abordado através da análise tradicional associada com conceitos intertextuais, apresentados em categorias. Os elementos relacionados às estilizações da música popular brasileira serão discutidos por meio das tópicas musicais, sendo considerada neste trabalho uma subcategoria intertextual. Palavras-chave: Intertextualidade na música. Bachianas Brasileiras n. 2. Análise musical. Heitor Villa-Lobos. Tópicas musicais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation consists of a musical analysis of Bachianas Brasileiras n. 2 (1930) by Heitor Villa-Lobos through intertextuality. We observe the influences present in the piece, taking into account the musical and social context of Villa-Lobos. In addition to the reference to the baroque music of Johann Sebastian Bach, referenced in the title of the work, the influence of motivic elements, stylizations, appropriations, quotations, parodies and paraphrases, from predecessor and contemporary composers in the Villa-Lobos's music. The intertextual phenomenon in music is approached through traditional analysis associated with intertextual concepts, presented in categories. The elements related to the stylizations of Brazilian popular music will be discussed through musical topics, being considered in this work an intertextual subcategory. Keywords: Intertextuality in music. Bachianas Brasileiras n. 2. Musical analysis. Heitor Villa-Lobos. Musical topics.-
Formato: dc.format116 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise harmonica (Musica)-
Título: dc.titleIntertextualidade na Bachianas Brasileiras n.2 de Heitor Villa-Lobos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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