Educação no campo : limites e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuirino, Simony Rafaeli, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorKondo, Pedro Kiochi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:15:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:15:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47159-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O propósito deste trabalho é apresentar um panorama geral da educação do campo, com suas diretrizes e concepções a nível nacional, estadual e local abordando aspectos particulares de uma Escola do Campo de Ensino Fundamental localizada no Município de Tomazina/Paraná, contrapondo aspectos positivos (possibilidades) e negativos (limites) encontrados pelos docentes nesse contexto escolar como comparativo frente às diretrizes e propostas da educação do campo, principalmente, às do estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários fechados a oito professores que trabalham na escola onde se realizou a pesquisa. Em seguida, fizemos uma análise das respostas dos docentes sobre pontos positivos e negativos de se trabalhar naquela escola do campo, abrindo perspectivas para a discussão sobre o que deve ser mantido e o que deve ser modificado para qualificar essa modalidade de ensino. Para a análise dos dados foram criadas categorias: Prática docente x Contexto de trabalho, Prática docente x Realidade do campo, Prática docente x Diretrizes da educação do campo, Prática pedagógica x Interação com a comunidade escolar. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que: os docentes não consultam as diretrizes e nem utilizam referências da educação do campo, aplicam metodologia descontextualizada na maioria das vezes, na sua maioria não conhecem e nem têm contato com os familiares, desconhecem também o meio de subsistência das famílias da comunidade escolar, além da alta rotatividade de professores em razão dos contratos serem temporários, residindo aí a falta de compromisso de alguns profissionais.-
Formato: dc.format32 p. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEducação no campo : limites e possibilidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.