Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kondo, Pedro Kiochi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:15:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:15:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47159 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O propósito deste trabalho é apresentar um panorama geral da educação do campo, com suas diretrizes e concepções a nível nacional, estadual e local abordando aspectos particulares de uma Escola do Campo de Ensino Fundamental localizada no Município de Tomazina/Paraná, contrapondo aspectos positivos (possibilidades) e negativos (limites) encontrados pelos docentes nesse contexto escolar como comparativo frente às diretrizes e propostas da educação do campo, principalmente, às do estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários fechados a oito professores que trabalham na escola onde se realizou a pesquisa. Em seguida, fizemos uma análise das respostas dos docentes sobre pontos positivos e negativos de se trabalhar naquela escola do campo, abrindo perspectivas para a discussão sobre o que deve ser mantido e o que deve ser modificado para qualificar essa modalidade de ensino. Para a análise dos dados foram criadas categorias: Prática docente x Contexto de trabalho, Prática docente x Realidade do campo, Prática docente x Diretrizes da educação do campo, Prática pedagógica x Interação com a comunidade escolar. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que: os docentes não consultam as diretrizes e nem utilizam referências da educação do campo, aplicam metodologia descontextualizada na maioria das vezes, na sua maioria não conhecem e nem têm contato com os familiares, desconhecem também o meio de subsistência das famílias da comunidade escolar, além da alta rotatividade de professores em razão dos contratos serem temporários, residindo aí a falta de compromisso de alguns profissionais. | - |
Formato: dc.format | 32 p. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Educação no campo : limites e possibilidades | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: