Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Priscila Galvão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:31:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:31:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47148 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47148 | - |
Descrição: dc.description | Orientador (a): Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como tema principal a Evasão Escolar na EJA, que busca analisar as razões para a desistência escolar, apresenta como objetivo geral encontrar as razões que levam a evasão escolar na EJA. Objetiva-se também pesquisar a origem do problema por meio de observações de campo; pretende-se que os professores estabeleçam relações horizontais com seus estudantes, propiciando o diálogo entre conteúdos e vivências, respeitando as condições e possibilidades de cada um, propiciando o êxito do processo ensino-aprendizagem. É importante que o processo educativo trabalhe a fim de traduzir a compreensão de que jovens e adultos não são atrasados em seu processo de formação, mas sim sujeitos sócio-histórico-culturais, com conhecimentos e experiências acumuladas, com tempo próprio de formação e aprendizagem;O professor deve diversificar as suas aulas bem como direcionálas ao público da EJA; usar de linguagem e métodos de ensino adequados a cada faixa etária; incentivar o aluno a concluir todas as etapas da EJA; propiciar ao aluno aulas em que ele sinta-se a vontade, com o propósito de evitar a evasão escolar.A Educação de Jovens e Adultos tem como propósito auxiliar cada individuo a tornar-se o que ele tem capacidade para ser .Na busca de pesquisar a origem do problema e encontrar soluções para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA, utilizou-se de técnicas apropriadas de coleta de dados, como observação do processo pedagógico,entrevista com alunos, professores, funcionários da secretaria e direção, pesquisa bibliográfica fundamentando o tema, e por fim a análise desses dados levantados para posteriormente serem usados pelos profissionais da escola a fim de desenvolver ações para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA. Após a coleta de dados, estima-se que entre 2012 e 2014 o percentual de alunos desistentes da EJA matriculados do Ensino Fundamental com idade entre 15 e 21 anos, é bastante significativa e preocupante. | - |
Formato: dc.format | [25] p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A evasão escolar na EJA | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: