A evasão escolar na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantos, Priscila Galvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:31:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:31:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47148-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como tema principal a Evasão Escolar na EJA, que busca analisar as razões para a desistência escolar, apresenta como objetivo geral encontrar as razões que levam a evasão escolar na EJA. Objetiva-se também pesquisar a origem do problema por meio de observações de campo; pretende-se que os professores estabeleçam relações horizontais com seus estudantes, propiciando o diálogo entre conteúdos e vivências, respeitando as condições e possibilidades de cada um, propiciando o êxito do processo ensino-aprendizagem. É importante que o processo educativo trabalhe a fim de traduzir a compreensão de que jovens e adultos não são atrasados em seu processo de formação, mas sim sujeitos sócio-histórico-culturais, com conhecimentos e experiências acumuladas, com tempo próprio de formação e aprendizagem;O professor deve diversificar as suas aulas bem como direcionálas ao público da EJA; usar de linguagem e métodos de ensino adequados a cada faixa etária; incentivar o aluno a concluir todas as etapas da EJA; propiciar ao aluno aulas em que ele sinta-se a vontade, com o propósito de evitar a evasão escolar.A Educação de Jovens e Adultos tem como propósito auxiliar cada individuo a tornar-se o que ele tem capacidade para ser .Na busca de pesquisar a origem do problema e encontrar soluções para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA, utilizou-se de técnicas apropriadas de coleta de dados, como observação do processo pedagógico,entrevista com alunos, professores, funcionários da secretaria e direção, pesquisa bibliográfica fundamentando o tema, e por fim a análise desses dados levantados para posteriormente serem usados pelos profissionais da escola a fim de desenvolver ações para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA. Após a coleta de dados, estima-se que entre 2012 e 2014 o percentual de alunos desistentes da EJA matriculados do Ensino Fundamental com idade entre 15 e 21 anos, é bastante significativa e preocupante.-
Formato: dc.format[25] p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA evasão escolar na EJA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.