O desafio do processo avaliativo nas séries iniciais do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorTiveron, Regina Marcia Gomes De Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:44:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:44:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47133-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Nádia Artigas.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação no processo educacional, certamente, é um dos processos mais complexos dentro do contexto do ensino-aprendizagem. Este estudo foi realizado em uma escola do município de Umuarama, nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar relação entre as concepções pedagógicas e os significados obtidos na avaliação no contexto escolar. Para isso, por meio da pesquisa qualitativa buscou-as diagnosticar se a avaliação tem sido utilizada como instrumento para classificação e regulação do desempenho do aluno ou se os instrumentos avaliativos têm a concepção qualitativa para o seu desempenho. A análise dos dados demonstrou que as professoras utilizam uma prática avaliativa limitada, onde predomina a prova e os testes escritos, que são aplicados no final de bimestres, com um caráter classificatório. Na realização da pesquisa, ao responder o questionário elaborado, foram feitas algumas reflexões acerca da prática que vem sendo desenvolvida, no que se refere a avaliação. A conclusão de todas as professoras que participaram da pesquisa, é que realizam o seu trabalho pautado na pedagogia tradicional, visando à nota, e consequentemente a classificação do aluno. Todas tem a consciência que é preciso romper com essa prática, em que as avalições são mais examinadoras do que avaliadoras, deixar de lado as resistências que impedem as transformações necessárias, deixar de repetir os modelos avaliativos pelos quais foram avaliadas durante a sua formação escolar. A escola é um espaço onde ocorre a transmissão e assimilação do ensino-aprendizagem, portanto é preciso que cumpra a sua função da melhor forma possível, daí a necessidade de mudança da concepção da prática avaliativa realizadas na sala de aula. Assim a pesquisa realizada apresenta o resultado da observação análise e reflexão da prática avaliativa no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na escola municipal, onde a pesquisa aconteceu.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO desafio do processo avaliativo nas séries iniciais do ensino fundamental-
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