Avaliação institucional e gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorDalla Vecchia, Renata de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47130-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação institucional é uma das principais estratégias de gestão escolar, pois através dela que se chega a um diagnóstico da instituição de ensino, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa (Dias Sobrinho, 2003). Além disso, é necessário mais estudos sobre a relação entre avaliação e gestão para compreender sua aplicação numa escola pública de qualidade. Assim a pergunta que norteia este trabalho é como os agentes escolares percebem, praticam, vivenciam e compreendem o processo da avaliação institucional? Por isso torna-se relevante identificar os conceitos de avaliação, o histórico, os entraves, limites e possibilidades da práxis avaliação institucional e gestão escolar. Desta forma, foram ouvidos diretores e coordenadores pedagógicos de três de escolas da rede pública municipal de Guaíra – PR, onde se buscam as percepções destes sujeitos sobre assuntos direcionados à avaliação, à gestão escolar e à qualidade da educação. Concluiu-se que os gestores entendem que a avaliação institucional é importante estratégia de diagnóstico para os diversos setores da escola, assim como instrumento de percepção sobre as necessidades e melhoria na gestão da escola e na qualidade de ensino. Infelizmente, ainda ocorre de forma isolada e fragmentada, necessitando que seja implantada de forma coerente com a realidade da escola. Em relação aos resultados das avaliações, os gestores ainda não têm clareza quanto ao que fazer com os mesmos, restando apenas o seu enfoque burocrático, controlador e classificatório.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAvaliação institucional e gestão escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.