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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Dalla Vecchia, Renata de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:39:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:39:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47130 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação institucional é uma das principais estratégias de gestão escolar, pois através dela que se chega a um diagnóstico da instituição de ensino, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa (Dias Sobrinho, 2003). Além disso, é necessário mais estudos sobre a relação entre avaliação e gestão para compreender sua aplicação numa escola pública de qualidade. Assim a pergunta que norteia este trabalho é como os agentes escolares percebem, praticam, vivenciam e compreendem o processo da avaliação institucional? Por isso torna-se relevante identificar os conceitos de avaliação, o histórico, os entraves, limites e possibilidades da práxis avaliação institucional e gestão escolar. Desta forma, foram ouvidos diretores e coordenadores pedagógicos de três de escolas da rede pública municipal de Guaíra – PR, onde se buscam as percepções destes sujeitos sobre assuntos direcionados à avaliação, à gestão escolar e à qualidade da educação. Concluiu-se que os gestores entendem que a avaliação institucional é importante estratégia de diagnóstico para os diversos setores da escola, assim como instrumento de percepção sobre as necessidades e melhoria na gestão da escola e na qualidade de ensino. Infelizmente, ainda ocorre de forma isolada e fragmentada, necessitando que seja implantada de forma coerente com a realidade da escola. Em relação aos resultados das avaliações, os gestores ainda não têm clareza quanto ao que fazer com os mesmos, restando apenas o seu enfoque burocrático, controlador e classificatório. | - |
Formato: dc.format | 19 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Avaliação institucional e gestão escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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