O processo de difusão dos serviços de transporte compartilhados : o caso do Uber

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPelaez, Victor, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorManzo, Rubens Fernando, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:59:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:59:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/47121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47121-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Victor Manoel Pelaez Alvarez-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho é analisado o processo de difusão do aplicativo Uber. Este permite a contratação de serviços de motorista particular a qualquer pessoa que tenha o software instalado no celular, como uma alternativa de transporte individual ao serviço de táxi. A análise consiste na identificação e discussão dos fatores determinantes da difusão do aplicativo em nível nacional e internacional. Neste estudo foram utilizados os conceitos de Nathan Rosenberg sobre difusão tecnológica e os fatores que influenciam as taxas e o ritmo da difusão de novas tecnologias, além de dados extraídos de reportagens, artigos acadêmicos, e relatórios de entidades públicas e privadas acerca dos temas inovação e defesa econômica. A continuidade da atividade inventiva, o aprendizado dos usuários e inventores, e as complementaridades tecnológicas são elementos fundamentais na explicação do fenômeno da difusão. Dentre esses fatores o papel exercido pelas instituições ganha destaque. A relevância das instituições no processo de difusão de tecnologias tal como o Uber decorre do fato de que tais aplicativos têm gerado mudanças importantes e visíveis nos hábitos dos consumidores e no sistema social vigente. Um novo padrão de comportamento dos agentes baseado na economia do compartilhamento tem gerado polêmica e conflitos entre grupos sociais, necessitando que ocorra a intervenção das autoridades públicas e jurídicas para a resolução destes problemas-
Formato: dc.format63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes - Transito de passageiros-
Palavras-chave: dc.subjectTaxis-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Título: dc.titleO processo de difusão dos serviços de transporte compartilhados : o caso do Uber-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.