Planejamento participativo na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorCorrêa, Giselle Christina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rosana Conte da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47120-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Giselle Christina Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar a participação de crianças de Educação Infantil, na faixa etária de quatro a cinco anos, nas práticas educativas da instituição que frequentam em período integral. A participação foi considerada a partir da vivência da cidadania nesta etapa da educação básica e referendada por estudos de autores como Maria Carmen Silveira Barbosa, Willian Corsaro, Ângela Coutinho, Formosinho, Eloísa Acires Candal Rocha, Ana Beatriz Cerisara, Cohn, Soares, Kramer e Sarmento. Buscou-se compreender como os profissionais exercitam a escuta infantil e a consideram em seus planejamentos como forma de avançar em práticas democráticas. Como metodologia para realização da pesquisa foram realizadas entrevistas com as professoras e educadoras, observação de práticas pedagógicas, análise de planejamentos das turmas envolvidas e reflexões com o grupo de professores e educadores sobre filmagens de momentos da prática educativa. A metodologia aplicada possibilitou conhecer aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento de práticas participativas no cotidiano da instituição. Entre esses aspectos foram objeto de estudo as interações entre adultos e crianças em suas trajetórias de construção de conhecimentos, a organização do ambiente educativo como ponto fundamental para respeito aos direitos das crianças e de suas culturas e o planejamento como instrumento que dialoga com as informações que emergem das crianças para a transformação de seu cotidiano. A análise das informações coletadas possibilitou entender os saberes pedagógicos dos profissionais, a organização do ambiente e o planejamento como aspectos determinantes na reflexão para o exercício de práticas educativas que favorecem a participação das crianças em contextos educativos.-
Formato: dc.format25 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePlanejamento participativo na educação infantil-
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