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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Bock, Rosane Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47119 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dalessandro de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O artigo em questão estuda a temática da Educação do Campo, que teve sua luta originária dos movimentos sociais, os quais reivindicavam o direito à educação para o povo do campo, atendendo às necessidades do seu contexto e suas especificidades. Contudo, houve uma certa desatenção frente às políticas públicas no que refere-se à Educação do Campo, que aos poucos foi tomando seu espaço de direito, tendo, na Constituição de 1988, um grande suporte e começo na luta pelos direitos sociais. Devido à essa luta, criou-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, que reconheceu a diversidade do campo. A partir desta lei que referenciou um artigo específico para a escola do campo, as escolas do campo, que ainda eram subordinadas aos currículos urbanos, sentiram a necessidade da reformulação dos currículos, e o enfoque deste artigo é o de estudar e pesquisar essa reformulação e suas características de acordo com os princípios da Educação do Campo, no sentido de resgatar o valor ao trabalho, à terra, à cultura e dos sujeitos que ali vivem. Foi descrita a realidade de uma escola do campo, tendo como parâmetro de pesquisa a análise documental, entrevistas e a observação direta. Como afirma Arroyo (1999) "Precisamos construir um projeto que vincula a educação às questões inerentes à realidade". Não basta, porém, apenas o currículo reformulado, mas é preciso repensar a formação continuada dos professores, responsáveis diretos pelo processo ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas na educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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