Práticas pedagógicas na educação do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBock, Rosane Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:40:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:40:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47119-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dalessandro de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo em questão estuda a temática da Educação do Campo, que teve sua luta originária dos movimentos sociais, os quais reivindicavam o direito à educação para o povo do campo, atendendo às necessidades do seu contexto e suas especificidades. Contudo, houve uma certa desatenção frente às políticas públicas no que refere-se à Educação do Campo, que aos poucos foi tomando seu espaço de direito, tendo, na Constituição de 1988, um grande suporte e começo na luta pelos direitos sociais. Devido à essa luta, criou-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, que reconheceu a diversidade do campo. A partir desta lei que referenciou um artigo específico para a escola do campo, as escolas do campo, que ainda eram subordinadas aos currículos urbanos, sentiram a necessidade da reformulação dos currículos, e o enfoque deste artigo é o de estudar e pesquisar essa reformulação e suas características de acordo com os princípios da Educação do Campo, no sentido de resgatar o valor ao trabalho, à terra, à cultura e dos sujeitos que ali vivem. Foi descrita a realidade de uma escola do campo, tendo como parâmetro de pesquisa a análise documental, entrevistas e a observação direta. Como afirma Arroyo (1999) "Precisamos construir um projeto que vincula a educação às questões inerentes à realidade". Não basta, porém, apenas o currículo reformulado, mas é preciso repensar a formação continuada dos professores, responsáveis diretos pelo processo ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducaçao do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePráticas pedagógicas na educação do campo-
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