A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiareta, Paulo Fioravante-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCampos, Rosane Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47117-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47117-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giareta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo apresenta análise sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamenta anos iniciais, definindo-se como enfoque de natureza práticoteórica. Os elementos da pesquisa buscaram, através das suas características, responder às questões relativas ao processo de legitimação, adaptação e viabilização do tema proposto. A avaliação é uma etapa a ser cumprida na vida escolar dos indivíduos, com a finalidade, não de retenção ou reprovação, mas com objetivo de consertar o que não está dando certo. Sendo assim, a avaliação da aprendizagem escolar, deve permitir que o professor acompanhe a construção das representações do aluno, percebendo onde ele se encontra, possibilitando a interação na perspectiva de superação. Este artigo tem como objetivo geral analisar como é entendido o processo de avaliação educacional pelo professor. Como objetivos específicos: pesquisar os diferentes métodos utilizados para avaliar os alunos; investigar que referências abordam com maior precisão o tema. E como problema: será que a avaliação de conteúdos pode contribuir com o aprendizado dos educandos? Usou-se como metodologia a pesquisa bibliografia e de campo. A pesquisa bibliográfica realizou-se em livros, revistas, jornais, meios eletrônicos, e outros. E a pesquisa de campo foi feita através de questionário com professores que atuam no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido porque tem sido motivo de desconforto para a pesquisadora, ou seja, sempre que se fala em avaliação, gera-se muitas interrogações. Conclui-se que a avaliação escolar é um processo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho, visando sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos que continuem dedicando-se aos estudos.-
Formato: dc.format[20] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçao escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA avaliação da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais-
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