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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Giareta, Paulo Fioravante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Rosane Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47117 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O estudo apresenta análise sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamenta anos iniciais, definindo-se como enfoque de natureza práticoteórica. Os elementos da pesquisa buscaram, através das suas características, responder às questões relativas ao processo de legitimação, adaptação e viabilização do tema proposto. A avaliação é uma etapa a ser cumprida na vida escolar dos indivíduos, com a finalidade, não de retenção ou reprovação, mas com objetivo de consertar o que não está dando certo. Sendo assim, a avaliação da aprendizagem escolar, deve permitir que o professor acompanhe a construção das representações do aluno, percebendo onde ele se encontra, possibilitando a interação na perspectiva de superação. Este artigo tem como objetivo geral analisar como é entendido o processo de avaliação educacional pelo professor. Como objetivos específicos: pesquisar os diferentes métodos utilizados para avaliar os alunos; investigar que referências abordam com maior precisão o tema. E como problema: será que a avaliação de conteúdos pode contribuir com o aprendizado dos educandos? Usou-se como metodologia a pesquisa bibliografia e de campo. A pesquisa bibliográfica realizou-se em livros, revistas, jornais, meios eletrônicos, e outros. E a pesquisa de campo foi feita através de questionário com professores que atuam no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido porque tem sido motivo de desconforto para a pesquisadora, ou seja, sempre que se fala em avaliação, gera-se muitas interrogações. Conclui-se que a avaliação escolar é um processo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho, visando sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos que continuem dedicando-se aos estudos. | - |
Formato: dc.format | [20] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliaçao escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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