Avaliação da aprendizagem : critérios e instrumentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiareta, Paulo Fioravante-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCappellesso, Rosani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47115-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giareta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O assunto avaliação da aprendizagem constitui-se em algo complexo e inacabado, dado o fato, de que, a avaliação não incorpora apenas os objetivos escolares, mas também os objetivos ligados à função política e social da escola no mundo atual. Este trabalho apresenta pesquisa sobre a avaliação, tendo como tema a Avaliação da Aprendizagem Escolar. O referido trabalho tem por objetivo averiguar, analisar e refletir sobre a concepção da avaliação, o entendimento e uso dos critérios e instrumentos por parte dos professores do ensino médio de um Colégio Estadual do Paraná, bem como, a contribuição de diversos autores e suas concepções sobre a temática. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa qualitativa possibilitando analisar o questionário aplicado aos professores e também a concepção de avaliação presente na literatura e disposta nos documentos legais que regulamentam, justificam e dão legalidade ao ensino. Conclui-se que um dos achados - por assim dizer – da pesquisa constitui-se em evidenciar que os professores não conseguem dizer ou não entendem qual é o impacto da forma como avaliam no ensino, consideração visível pela recorrência a respostas genéricas, do comportamento do aluno em relação à avaliação, sobre os instrumentos, sobre o processo ensino aprendizagem, sem evidenciar a relação destas categorias no processo avaliativo.-
Formato: dc.format[21] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem : critérios e instrumentos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.