Problemas cotidianos na atuação do coordenador pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorKuhn, Rosimary Rocha dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47112-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Proª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo procura introduzir algumas reflexões acerca dos problemas cotidianos do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico (pedagogo). Para isso apoiou-se em uma fundamentação teórica a partir de alguns autores entre eles, Almeida e Placco (2012), Fernandes (2004), Santos (S/D) e Vasconcellos (2005). A metodologia utilizada caracteriza-se fundamentalmente pelo estudo bibliográfico. Entretanto, incorpora dados empíricos coletados com a aplicação de questionário aos coordenadores pedagógicos do Ensino Básico da rede pública de alguns municípios paranaenses (Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Toledo). O trabalho também traz uma discussão das funções inerentes ao pedagogo, haja vista que nomenclatura é recente, pois quem desempenhava essa função era identificado como supervisor ou orientador educacional. Ambos desempenhavam funções definidas, porém distintas. O trabalho conclui que muitos problemas interferem na atuação do coordenador pedagógico, que precisa se desdobrar para dar conta de todas as demandas. Apesar disso, entende que há avanços e que a construção da identidade do pedagogo ainda está se fazendo.-
Formato: dc.format[19] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleProblemas cotidianos na atuação do coordenador pedagógico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.