Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kuhn, Rosimary Rocha dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:24:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:24:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47112 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Proª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo procura introduzir algumas reflexões acerca dos problemas cotidianos do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico (pedagogo). Para isso apoiou-se em uma fundamentação teórica a partir de alguns autores entre eles, Almeida e Placco (2012), Fernandes (2004), Santos (S/D) e Vasconcellos (2005). A metodologia utilizada caracteriza-se fundamentalmente pelo estudo bibliográfico. Entretanto, incorpora dados empíricos coletados com a aplicação de questionário aos coordenadores pedagógicos do Ensino Básico da rede pública de alguns municípios paranaenses (Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Toledo). O trabalho também traz uma discussão das funções inerentes ao pedagogo, haja vista que nomenclatura é recente, pois quem desempenhava essa função era identificado como supervisor ou orientador educacional. Ambos desempenhavam funções definidas, porém distintas. O trabalho conclui que muitos problemas interferem na atuação do coordenador pedagógico, que precisa se desdobrar para dar conta de todas as demandas. Apesar disso, entende que há avanços e que a construção da identidade do pedagogo ainda está se fazendo. | - |
Formato: dc.format | [19] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Problemas cotidianos na atuação do coordenador pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: