Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Tonche, Josiane Cipriano da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47110 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender as razões do desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais pela educação escolar. Para isso foram aplicados questionários aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Jundiaí do Sul/ Paraná. Para a análise dos questionários foram criadas categorias de análise, a partir da reflexão das respostas obtidas, frente ao referencial teórico abordado na pesquisa, sendo abordada a visão dos professores sobre a motivação e aprendizagem, os fatores que podem levar o aluno ao desinteresse pelas aulas e o trabalho do professor em sala de aula e sua interação com os alunos. Pode-se verificar por meio das respostas dos professores que as principais razões do desinteresse desses alunos são a política falha do sistema educacional do país, a desvalorização do trabalho do professor, as condições de infraestrutura inadequadas nos prédios escolares, os métodos de ensino impróprios e inadequados, o sistema de aprovações que privilegia a quantidade sobre a qualidade, além de carências afetivas, deficiências nas condições de nutrição, habitação, higiene e de saúde das famílias, falta de estímulo cultural, lúdico e psicomotor e problemas nas relações familiares, falta de comprometimento da família e do próprio aluno, dificuldades de aprendizagem e a evasão escolar. Assim sendo, é necessário que se introduzam mudanças nas condições de funcionamento da escola, na prática adotada pelos professores, buscando conseguir a adesão da família para sua tarefa de desenvolver nos educandos atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao educar, para que todos os alunos obtenham sucesso no aprendizado, independentemente de sua condição econômica ou social. | - |
Formato: dc.format | 20 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Título: dc.title | O desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar : causas e possíveis intervenções | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: