Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Biasi, Simoni Vilant de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rozângela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47109 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Simoni Vilant de Biasi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo visa refletir sobre a avaliação da aprendizagem, diagnosticando quais as práticas avaliativas utilizadas nas escolas, para assim criar mecanismos no processo de avaliação que permitam efetivar a avaliação formativa, através da qual podemos verificar a real aprendizagem do aluno. Por meio da pesquisa realizada, que resultou neste artigo, percebeu-se que os professores não acreditam que a metodologia utilizada por eles pode ser o motivo da não aprendizagem. Isso aponta para importância de se discutir constantemente qual é a real função da avaliação, que vai além de classificar o aluno através de notas, que são somadas ao final de cada trimestre, mensurando estas como forma de se aprovar ou reprovar o educando. | - |
Formato: dc.format | 18 'p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Avaliação escolar : a materialização da proposta formativa na prática pedagógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: