O papel do pedagogo no espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantos, José Carlos Costa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47106-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo buscou pesquisar sobre a função do pedagogo na escola, bem como pontuou as principais contribuições e dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho do mesmo no ambiente escolar. Assim sendo, destacam-se os principais afazeres da função do pedagogo na instituição escolar e também as diversas atividades que este realiza, mesmo que não seja parte de sua função especificamente, acarretando com isso uma descaracterização da função deste profissional. A pesquisa embasou-se teoricamente nos estudos de autores como Libâneo (2001), Vasconcellos (2002), entre outros, pois estes apontam aspectos positivos e negativos do trabalho deste profissional no sistema de ensino. Para entender a visão dos professores pedagogos sobre seu próprio trabalho, realizou-se pesquisa de campo envolvendo cinco pedagogos das escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Ventania -PR, os quais responderam um questionário com questões referentes a sua função, pontuando sobre o que é ser pedagogo; quais os afazeres da sua função; se existem possibilidades do desenvolvimento real da função do pedagogo; quais as contribuições que um pedagogo pode trazer junto ao espaço escolar, assim como quais dificuldades são encontradas, e para finalizar, as possibilidades para melhorarias de sua atuação no ambiente escolar. Com o estudo observou-se que o profissional em questão possui grande importância no ambiente de ensino, porém há algumas dificuldades a superar para que estes profissionais possam desenvolver um trabalho concreto e significativo no ambiente escolar.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleO papel do pedagogo no espaço escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.