Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Grazzioli, Joelma Aparecida Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47101 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Tratar da educação dos jovens atualmente é um assunto bastante complexo, pois este não é um assunto de responsabilidade apenas da família ou da escola, temos diversos segmentos e fatores externos que contribuem para uma formação "humana" e integral dos mesmos, assim esta breve pesquisa busca elucidar os pontos nos quais temos mais dificuldade no cotidiano escolar. Citamos situações que costumam se comum no cotidiano das instituições escolares, tais como a violência que reflete e ou ocorre dentro da escola e em suas imediações, a desmotivação tanto do aluno quanto do professor que podem ocorrer por diversas causas internas ou externas à escola, a estrutura familiar e sua relação com a escola, visto que interfere diretamente no resultado do aprendizado aluno, interação professor aluno também é um fator que precisa ser positivo contribuindo com desenvolvimento do processo de aprendizagem, já a indisciplina precisa ser vista cautelosamente, pois geralmente é uma conseqüência e precisa agir individualmente em cada caso visando sanar ou amenizar os fatores que a causam e por último porém não menos importante a eficácia da escola que possivelmente pode ser "avaliada" principalmente por quem está envolvido na realidade escolar, pois a realidade está em constante movimento e é necessário se atentar para que tal atitude não seja meramente classificatória. É importante ressaltar que todos têm responsabilidades enquanto sociedade no que se refere à formação do cidadão, mas a escola tem uma função especial que ultrapassa o ato de ensino aprendizagem, porém necessita da participação de todos os segmentos (família, comunidade, professores, alunos e poder público) para que a educação ocorra de fato e com qualidade. Mesmo se sobrecarregando de inúmeras funções a escola acaba tomando iniciativas que vem a contribuir no aprendizado do aluno, socialização, no dialogo familiar, entre outros, pode se dizer que a escola está mais preparada para realizar tais intervenções e orientações pertinentes às funções de cada membro visando formar um cidadão integro. | - |
Formato: dc.format | [17] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | A educação dos jovens e sua relação com a escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: