O desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRocha, Sandra Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47100-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula e assim garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto foram utilizados nesta pesquisa para embasamento teórico autores como Vygotsky (1991-2000 e 2006), Jefferson Mainardes (2009), Telma Ferraz Leal (2005), Artur Gomes Morais (2005), entre outros. O estudo apresenta a importância do trabalho pedagógico planejado, identificando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e assim as professoras planejar e organizar boas situações didáticas para que todos os alunos avancem na aprendizagem. Para melhor compreender o objetivo desta pesquisa, a metodologia contou com a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por professoras de nove turmas (duas da Educação Infantil, cinco do Ensino Fundamental, uma da Educação de Jovens e Adultos e uma da Classe Especial) e três professoras de apoio permanente. Os dados coletados proporcionaram a compreensão por meio de gráficos e tabelas das respostas, a complexidade do trabalho pedagógico realizado pelas professoras em sala de aula para garantir uma educação de qualidade para todos.-
Formato: dc.format28 p. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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