Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Sandra Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:38:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:38:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47100 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Liliane Schenfelder Salles | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula e assim garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto foram utilizados nesta pesquisa para embasamento teórico autores como Vygotsky (1991-2000 e 2006), Jefferson Mainardes (2009), Telma Ferraz Leal (2005), Artur Gomes Morais (2005), entre outros. O estudo apresenta a importância do trabalho pedagógico planejado, identificando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e assim as professoras planejar e organizar boas situações didáticas para que todos os alunos avancem na aprendizagem. Para melhor compreender o objetivo desta pesquisa, a metodologia contou com a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por professoras de nove turmas (duas da Educação Infantil, cinco do Ensino Fundamental, uma da Educação de Jovens e Adultos e uma da Classe Especial) e três professoras de apoio permanente. Os dados coletados proporcionaram a compreensão por meio de gráficos e tabelas das respostas, a complexidade do trabalho pedagógico realizado pelas professoras em sala de aula para garantir uma educação de qualidade para todos. | - |
Formato: dc.format | 28 p. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: