Metacognição na regulação das aprendizagens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBiasi, Simoni Vilant de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSkrusinski, Joana Gondim Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47095-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Simoni Vilant de Biasi Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de metacognição trazendo para o debate a importância desse tema na regulação das aprendizagens tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. Além da discussão conceitual sobre o tema metacognição o artigo apresenta uma pesquisa feita com os alunos para identificar quais as metas e os procedimentos que eles usam para aprender e trabalhar intelectualmente. Para isso foi usado o questionário de metacognição com base no modelo de Mayor (1995), que contém as três estratégias metacognitivas, consciência, controle e autopoise. Identificar como os alunos aprendem e constroem as suas aprendizagens pode ser um dos caminhos para sanar alguns dos problemas que provocam o fracasso escolar.-
Formato: dc.format[21] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleMetacognição na regulação das aprendizagens-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.