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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:32:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:32:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47093 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Msc. Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem por objeto de estudo a reflexão acerca da importância da atuação do Conselho Escolar no processo educacional, com ênfase na gestão escolar/democrática, a partir da análise de dados de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, tornando possível a verificação das relações de poder existentes na escola e como estas relações afetam o ambiente escolar positivamente e/ou vice – versa, bem como a participação efetiva do conselho escolar pode contribuir de maneira significativa no processo ensino-aprendizagem. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário com oito questões objetivas ofertado a vinte e cinco entrevistados (diretores, professores, funcionários, pais e alunos representantes do Conselho Escolar). Como suporte teórico foi utilizado leituras baseadas em vários autores, principalmente Weber (1992), Souza (2006), Corrêa (2010), Bordignon (2013), Nascimento (2007) entre outros, além da legislação referente ao tema. A pesquisa concluiu que as escolas, apesar de caminharem a passos largos rumo ao processo de democratização, ainda possuem certos entraves quando relacionados ao papel do diretor, que em sua maioria tem um perfil centralizador na tomada de decisões, devido ao forte simbolismo da sua função. Outro entrave é a falta de clareza acerca do papel que cada membro representante do Conselho Escolar exerce. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A importância dos conselhos escolares no processo de gestão democrática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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