Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Artigas, Nádia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sirlene Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47091 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Nádia Artigas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa teve como foco a investigação sobre a participação do professor na formação continuada e como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Ao observar-se o trabalho dos docentes de uma determinada escola Municipal de Curitiba, na qual são atendidos 706 estudantes, pôde-se perceber que muitos são os quesitos para o bom desenvolvimento do aluno na escola. Na busca de encontrar respostas sobre como tornar a escola um espaço de aprendizagens significativas, considerou-se importante realizar um estudo exploratório e comparativo entre as turmas, considerando os resultados das avaliações internas, realizadas na escola ao final do ano de 2013 e considerando o nível de participação dos professores regentes destas turmas em formação continuada. No desenvolvimento da pesquisa foi também aplicado uma estratégia para levantamento de dados na qual participaram seis (6) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que conduziram as turmas no decorrer de todo o ano letivo. Não foram observados os resultados das turmas onde as profissionais estiveram de licença ou afastadas por situações específicas, onde houve troca de regente, bem como não houve análise das turmas de educação infantil e educação especial. Apesar dos resultados apresentados nas observações da escola indicarem melhor qualidade do ensino aprendizagem na maioria das turmas observadas, em que o professor apresentou maior interesse pela formação continuada, as buscas científicas apontaram que não há uma resposta exata que demostre o professor como principal responsável pelo sucesso escolar do estudante. | - |
Formato: dc.format | [23] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Formação contínua do professor : fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: