A alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Umberto-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPaula, Silvani Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:23:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:23:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47088-
Descrição: dc.descriptionOrientadores : Prof. Ms Umberto Lima, Prof. Antonio Charles Santiago-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola a maioria dos alunos é oriunda da agricultura familiar e dessa forma buscam uma formação profissional nesta área, cujo sistema de produção respeita as dinâmicas dos ecossistemas, articulando trabalho, cultura, ciência e tecnologia com respeito ao meio ambiente. No entanto, após e término do curso estes alunos não retornam às suas propriedades para aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso, provocando o êxodo rural. Deste modo, este projeto tem como objetivo - Compreender a relação entre escola e família no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas no sentido de compreender de forma positiva ou negativa a proposta da pedagogia da alternância A pedagogia da alternância surgiu para não perderem-se os laços familiares, no desejo que acontecesse o retorno deste jovem para a propriedade rural de sua família. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas com os alunos matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Agroecologia, acompanhou-se os professores nas visitas de alternância, nas moradias de alguns dos alunos para pesquisar junto aos pais se havendo retorno de conhecimento adquirido no Colégio ,pelos seus filhos . Espera-se com este estudo possa oferecer elementos para discussão entre a coordenação do curso Técnico em Agroecologia coordenação pedagógica, no intuito de diminuir o êxodo rural.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agricola-
Palavras-chave: dc.subjectLar e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.