Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Umberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Silvani Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47088 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47088 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores : Prof. Ms Umberto Lima, Prof. Antonio Charles Santiago | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola a maioria dos alunos é oriunda da agricultura familiar e dessa forma buscam uma formação profissional nesta área, cujo sistema de produção respeita as dinâmicas dos ecossistemas, articulando trabalho, cultura, ciência e tecnologia com respeito ao meio ambiente. No entanto, após e término do curso estes alunos não retornam às suas propriedades para aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso, provocando o êxodo rural. Deste modo, este projeto tem como objetivo - Compreender a relação entre escola e família no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas no sentido de compreender de forma positiva ou negativa a proposta da pedagogia da alternância A pedagogia da alternância surgiu para não perderem-se os laços familiares, no desejo que acontecesse o retorno deste jovem para a propriedade rural de sua família. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas com os alunos matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Agroecologia, acompanhou-se os professores nas visitas de alternância, nas moradias de alguns dos alunos para pesquisar junto aos pais se havendo retorno de conhecimento adquirido no Colégio ,pelos seus filhos . Espera-se com este estudo possa oferecer elementos para discussão entre a coordenação do curso Técnico em Agroecologia coordenação pedagógica, no intuito de diminuir o êxodo rural. | - |
Formato: dc.format | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agricola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lar e escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: