Avaliação da aprendizagem no ensino médio : desafios à coordenação pedagógica da escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiareta, Paulo Fioravante-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorDutra, Janete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47087-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giareta-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo teve por objetivo compreender qual o papel que as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e o papel do coordenador pedagógico neste processo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca da temática onde evidenciou-se que as práticas pedagógicas tem estreita ligação com a avaliação da aprendizagem do aluno, as inquietações teóricas sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na escola e os aspectos legais que embasam o processo de avaliação na escola. Para aprofundar a reflexão sobre a temática desenvolveu-se também uma pesquisa de campo onde foram entrevistados três professores do Colégio Estadual Dom Carlos – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, escola da rede estadual de ensino do município de Palmas – Paraná que oferta Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1º ao 3º ano), Formação de Docentes, Curso Técnico em Informática e Administração, e conta no ano de 2014 com um total de 1307 alunos matriculados. Neste sentido, a partir das entrevistas pode-se analisar os desafios da avaliação na perspectiva do professor. A partir dos dois focos da pesquisa (bibliográfico e campo) pode-se constatar que a avaliação é regida por preceitos legais, que orientam para que a avaliação seja o mais democrática possível e leve em consideração todos os momentos do processo educativo, não ocorrendo de forma estanque em alguns momentos do processo, porém em muitas práticas é isso que se visualiza. O papel do coordenador pedagógico por sua vez é o de articular este trabalho, agregando um planejamento da sua ação pedagógica na escola com uma ação eficaz junto ao grupo de professores com os quais atua e assessoramento técnico à gestão da escola.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem no ensino médio : desafios à coordenação pedagógica da escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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