Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Auricelia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47086 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47086 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho é resultado das observações realizadas num colégio estadual, onde, dentre outros temas também relevantes, a avaliação destacou-se como assunto inquietante para a grande maioria dos professores, e apesar do muito que já se discutiu sobre o tema e do quanto já se avançou sobre essa questão, as dúvidas ainda persistem causando desconforto aos professores sobre a sua realização. Dúvidas essas que vão desde a elaboração do instrumento propriamente dito, até sua correção, valoração e eficácia no que concerne a compreender e garantir o processo de apropriação do conhecimento pelos educandos. O presente trabalho não tem a pretensão de dar respostas definitivas às dúvidas que já existem e que ainda poderão vir a existir, mas promover um momento de reflexão sobre a avaliação no contexto da escola que serviu de palco às investigações aqui apresentadas. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | Avaliação em sala de aula : algumas reflexões | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: