Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Giselle Christina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Áurea Lúcia Sabino da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47085 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Giselle Christina Corrêa. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo principal identificar a atuação do pedagogo buscando compreender as suas perspectivas e limites no interior da escola. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola pública da rede municipal de uma cidade do Paraná. A fundamentação teórica se deu a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão. Após, foi realizada pesquisa documental, observação e entrevistas objetivando evidenciar os diferentes olhares dos profissionais da escola sobre o trabalho pedagógico realizado pelo Pedagogo escolar a partir das mudanças legislativas e da própria prática do Pedagogo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This paper aims to identify the role of the pedagogue seeking to understand their perspectives and limits within the school. To this end, a case study was conducted in a public municipal school in a city of Paraná, which is a Brazilian state. The theoretical basis came from a literature review on the topic in question. After that, documentary research, observation and interviews were conducted aiming to highlight the different looks of the school professionals about the pedagogical work realized by the school pedagogue after the legislative changes and with the actual practice of the pedagogue. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
Título: dc.title | Perspectivas e limites de atuação do pedagogo escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: