Vulnerabilidade social e aprendizagem : superando a invisibilidade no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Giselle Christina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Anne Caroline de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47080-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Giselle Christina Côrrea-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo aborda a taxa de rendimento e distorção idade-série de uma escola municipal de Pinhais cujo público insere-se em contexto de vulnerabilidade. Propõe- se como alternativa o estabelecimento de vínculos, a afetividade e o trabalho intersetorial como norteadores das práticas de ensino e ferramenta para permanência de alunos oriundos deste contexto, reconhecendo o histórico familiar, o território e a vivência como influenciadores no processo de ensino-aprendizagem e tendo como referencial a experiência pedagógica, ocorrida no mesmo município, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, embasada na perspectiva de Henri Wallon e Lev Vygotsky cujo público alvo é composto por usuários em situações identificadas como prioritárias.-
Formato: dc.format[20] p. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação afetiva-
Título: dc.titleVulnerabilidade social e aprendizagem : superando a invisibilidade no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.