Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Salles, Jakeline Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47078 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo procura mostrar como ocorre o processo de alfabetização de alunos indígenas, tendo como pano de fundo a realidade do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, situado na Terra Indígena São Jerônimo, no município de São Jerônimo da Serra/Paraná. Para isso, foi analisado o Projeto Político Pedagógico da escola e foram aplicados questionários aos professores alfabetizadores procurando mostrar a visão que estes têm sobre o processo de alfabetização dos alunos indígenas. Pode-se ver que na escola pesquisada o processo de alfabetização ocorre de forma bilíngue, onde além das aulas de língua portuguesa, os alunos têm aulas da língua materna das etnias que fazem parte da Terra Indígena São Jerônimo. Segundo os professores alfabetizadores o ensino de língua portuguesa juntamente ao ensino da língua materna dos alunos é provido por discussões sobre a cultura, uma vez que, os conteúdos abordados são interdisciplinares, podendo, portanto, vincular-se a alfabetização. | - |
Formato: dc.format | 15 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índios - Educação | - |
Título: dc.title | Alfabetização de alunos indígenas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: