Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Feldaus, Anilton Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47077 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47077 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Vanisse Simone Alves Corrêa. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com professores das diversas disciplinas, dos dezesseis municípios que integram o Núcleo de Educação de Toledo, com o objetivo de abordar a importância da tecnologia na educação partindo de seus impasses e perspectivas, investigando a realidade das escolas no que diz respeito ao uso das tecnologias na prática da sala de aula. Para tanto, nos servimos de um questionário online aplicado aos professores, por meio do qual, procuramos analisar o acesso e uso dos recursos tecnológicos em favor da qualidade da educação, bem como a necessidade de continuar propondo formação e capacitação aos professores. O trabalho tem seu suporte teórico em vários autores, entre eles Freire (1975), Moran (1999 e 2002), Marcuschi (2002) e outros. Da análise do questionário se pode inferir que os professores da rede pública, sob a jurisdição do NRE de Toledo, demonstram conhecer as tecnologias da informação e comunicação, as utilizam, em sua maioria, no seu dia a dia, mas um grande percentual ainda não as usa de forma pedagógica em suas aulas. Percebeu-se que se faz necessário uma formação continuada que atenda às necessidades em relação ao uso pedagógico das tecnologias. | - |
Formato: dc.format | 24 p. : grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Mídias na sala de aula : aprendendo com as TICs | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: