Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Sasso, Angelita Aparecida Varella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47076 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47076 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Adriane Carneiro Ferreira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem por objetivo analisar a importância que os professores, coordenadores pedagógicos e alunos conferem à dimensão afetiva no processo de ensino e de aprendizagem. Trata acerca da afetividade enquanto uma das dimensões no processo de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem. Realiza ainda a reflexão sobre a importância da coordenação pedagógica na formação e acompanhamento dos profissionais para que a dimensão afetiva não seja excluída das relações existentes nas salas de aula. Analisa também que a efetividade da ação educativa na instituição perpassa a sua própria capacidade de estabelecer vínculos afetivos com os professores e alunos, sujeitos do ato de aprender e ensinar. Assim,realiza a análise teórica sobre o tema. Utiliza ainda de dados coletados por meio de questionários aplicados a alunos, professores e coordenadores pedagógicos. As análises apontam que a relação educacional entre coordenador e professor, professores e alunos devem ser fundamentadas, também em afetos e que essa dimensão deve ser trabalhada no aspecto formativo dos sujeitos. | - |
Formato: dc.format | 18 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Título: dc.title | A dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: