A dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSasso, Angelita Aparecida Varella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:53:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:53:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47076-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47076-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreira.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem por objetivo analisar a importância que os professores, coordenadores pedagógicos e alunos conferem à dimensão afetiva no processo de ensino e de aprendizagem. Trata acerca da afetividade enquanto uma das dimensões no processo de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem. Realiza ainda a reflexão sobre a importância da coordenação pedagógica na formação e acompanhamento dos profissionais para que a dimensão afetiva não seja excluída das relações existentes nas salas de aula. Analisa também que a efetividade da ação educativa na instituição perpassa a sua própria capacidade de estabelecer vínculos afetivos com os professores e alunos, sujeitos do ato de aprender e ensinar. Assim,realiza a análise teórica sobre o tema. Utiliza ainda de dados coletados por meio de questionários aplicados a alunos, professores e coordenadores pedagógicos. As análises apontam que a relação educacional entre coordenador e professor, professores e alunos devem ser fundamentadas, também em afetos e que essa dimensão deve ser trabalhada no aspecto formativo dos sujeitos.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem-
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