
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Zimny, Angela Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47073 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47073 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Charles Antônio Santiago. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo teve o objetivo de discutir o problema da indisciplina dos alunos do 6º e 7º ano de Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Dulce Maschio – EFM, localizado em Guarapuava – Paraná. Para compreensão dessa realidade, a saber, a indisciplina, foi utilizada a pesquisa bibliográfica que é desenvolvida a partir de obras dos autores e comentadores, artigos periódicos e materiais disponibilizados na internet. O estudo emergiu de observações, discussões e queixas dos professores em relação ao comportamento dos alunos, articulado teoricamente com referências bibliográficas para identificar, investigar, refletir e estudar esse comportamento de indisciplina apresentado pelos alunos no desenvolvimento da prática pedagógica escolar. O estudo teve por base a dinâmica da sala de aula, observações e depoimentos, perpassando o trabalho pedagógico do professor e a influência das relações familiares referentes aos limites e regras. Além disso, buscaram-se dados em discussões em reuniões, conselhos de classe e horas atividade dos professores. O resultado mostrou que problemas sociais, conflitos familiares, transtornos comportamentais, relação professor aluno e práticas pedagógicas utilizadas na escola podem favorecer comportamento de indisciplina. Outro fator percebido foi a importância de a escola estabelecer estreita relação com a família para obter melhores resultados no aprendizado dos alunos, pois uma família ausente compromete o rendimento no processo ensino aprendizagem. E ainda, a mediação do professor no processo de construção do conhecimento é fundamental e possibilita o crescimento do aluno de forma integral, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivos e emocionais, pois através destes, ocorre a interação entre um sujeito que aprende e outro que ensina. | - |
| Formato: dc.format | 16 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Indisciplina : uma abordagem sob diferentes perspectivas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: