Gestão da sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagogico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ivonete Crestani de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47072-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem como objetivo uma reflexão a respeito da parceria entre o coordenador pedagógico e o professor, analisando como os docentes realizam seu trabalho em sala, suas dificuldades e necessidades e nesse contexto, a atuação do coordenador pedagógico. Tece considerações quanto aos desafios inerentes à escola pública, bem como quanto ao processo de ensino e aprendizagem, levando em conta o perfil do profissional na função da coordenação pedagógica a partir da revisão bibliográfica com base em autores como Vygotsky (1998), Vasconcellos (2002), Saviani (2008) em diálogos com outros autores. Buscou-se ampliar conhecimentos para a prática cotidiana, e evidenciar o papel fundamental da parceria entre o coordenador e o professor como orientador dos planos de ensino, das estratégias, dos recursos metodológicos e da mediação dos conflitos em sala de aula, presentes, na escola. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Maringá, no Estado do Paraná, no ano de 2014. Apresenta reflexões e sinaliza algumas alternativas na gestão da sala de aula, bem como os desafios a serem superados para que a criança tenha um desenvolvimento mais satisfatório no processo de aprendizagem.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleGestão da sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagogico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.