Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Giareta, Paulo Fioravante | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kummer, Angela Adriana Bortolozzi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47070 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Fioravante Giareta. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Partindo da observação e do acompanhamento dos conteúdos ministrados nas aulas dos docentes sentiu-se a necessidade de repensar as possibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professor no Colégio Estadual do Campo São Luís, visto que existe a preocupação dos docentes quanto a uma educação de qualidade, sendo assim, objetivou-se possibilitar momentos de reflexão e estudos junto aos docentes para que coletivamente se elenque os conteúdos relacionados ao cotidiano dos nossos alunos e se elabore um currículo apropriado a realidade do aluno do campo com intuito de implementar um trabalho pedagógico voltado para a realidade da escola do campo no Colégio Estadual do Campo São Luis. A realidade na qual o educando vive deve ser levada em consideração na hora de planejar e programar os conteúdos curriculares. Neste sentido, através da pesquisa qualitativa e documental foram identificados e analisados dados a partir de um processo indutivo que permitiu gerar hipóteses, identificar variáveis importantes no referido contexto escolar. No decorrer dos estudos verificaram-se algumas situações difíceis como o planejamento de conteúdos que tem ignorado as necessidades dos sujeitos sociais que vivem no campo e a necessidade de ações que vão da conscientização de professores para um olhar que valorize a realidade do educando do campo, até ações que dependem efetivamente do Estado. O fato é que a que se pensar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos do campo. | - |
Formato: dc.format | 18 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Título: dc.title | Possibilidades e limites da prática social do campo no planejamento do professor | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: