
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Ivoneide Zaror de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47068 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47068 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professora Marcia Soczk | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função do coordenador educacional da Rede Municipal de Educação de Matinhos, suas especificidades e desafios. Sendo assim, a pesquisa está organizada em estudos realizados sobre o coordenador pedagógico no Município de Matinhos – legislação e orientação do trabalho deste profissional e análises de questionários realizados pelos coordenadores pedagógicos em curso de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. As reflexões apresentadas neste artigo descrevem a compreensão dos coordenadores pedagógicos de suas funções e atribuições na condução do trabalho nas escolas municipais, como conduzem sua prática pedagógica e sua formação inicial e continuada. Tomando como pontos de partida aspectos relevantes que influenciam a prática destes profissionais, é possível concluir que os coordenadores pedagógicos são sujeitos essenciais e são decisivos nos contextos de formação continuada e organização do trabalho pedagógico da escola. Sendo assim, o coordenador pedagógico precisa ser um "estudioso" das teorias pedagógicas para que possa por meio delas rever suas funções, contribuir com a reflexão crítica de todos os atores escolares. Portanto, ao coordenador também é imprescindível um processo de formação continuada e permanente como a que vem sendo oferecida pela Rede Municipal de Educação de Matinhos. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Título: dc.title | O pedagogo da rede municipal de Matinhos suas especificidades, seus dificuldades e desafios | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: