O pedagogo da rede municipal de Matinhos suas especificidades, seus dificuldades e desafios

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Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ivoneide Zaror de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47068-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professora Marcia Soczk-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função do coordenador educacional da Rede Municipal de Educação de Matinhos, suas especificidades e desafios. Sendo assim, a pesquisa está organizada em estudos realizados sobre o coordenador pedagógico no Município de Matinhos – legislação e orientação do trabalho deste profissional e análises de questionários realizados pelos coordenadores pedagógicos em curso de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. As reflexões apresentadas neste artigo descrevem a compreensão dos coordenadores pedagógicos de suas funções e atribuições na condução do trabalho nas escolas municipais, como conduzem sua prática pedagógica e sua formação inicial e continuada. Tomando como pontos de partida aspectos relevantes que influenciam a prática destes profissionais, é possível concluir que os coordenadores pedagógicos são sujeitos essenciais e são decisivos nos contextos de formação continuada e organização do trabalho pedagógico da escola. Sendo assim, o coordenador pedagógico precisa ser um "estudioso" das teorias pedagógicas para que possa por meio delas rever suas funções, contribuir com a reflexão crítica de todos os atores escolares. Portanto, ao coordenador também é imprescindível um processo de formação continuada e permanente como a que vem sendo oferecida pela Rede Municipal de Educação de Matinhos.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Título: dc.titleO pedagogo da rede municipal de Matinhos suas especificidades, seus dificuldades e desafios-
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