Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ivene Regina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47066 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Ms. Mariana F. Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O tema do presente trabalho é estudar os saberes e fazeres que articulam a educação em tempo integral na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima. Pretende-se investigar em que medida a concepção sobre educação integral posta no Projeto Político Pedagógico (PPP), se aproxima da compreensão da forma de organização escolar que se configura aos preceitos básicos da Educação Integral e como o coletivo escolar compreende esta forma educacional. Este fato possibilita a discussão da educação integral como tempo de permanência dos alunos na instituição de ensino, tendo como objetivo geral compreender a concepção de aplicação do ensino integral na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima, a partir da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP). O trabalho também visa: Estudar bibliograficamente o ensino em tempo integral; Estudar como se deu a implantação do ensino integral no Município de São João, e na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima; Fazer o estudo e análise documental do PPP da escola e seus registros sobre a concepção e aplicação da Educação em Tempo Integral. A metodologia de pesquisa desenvolvida neste trabalho caracteriza-se como qualitativa, pois se dá a interação com o meio ao qual se está pesquisando, sendo que na pesquisa qualitativa a ênfase maior é dada ao processo. Esta pesquisa esta baseada em: Teixeira (1999), Moll (2012), Arroyo e outros autores contemporâneos que tratam da temática. Como modelo diferenciado de organização, a Escola em Tempo Integral é uma alternativa rumo a melhoria qualitativa da educação e do processo de formação humana. A Escola em Tempo Integral sonha e realiza atividades que dinamizam o processo de formação humana integral. | - |
Formato: dc.format | 22 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | Educação em tempo integral : ampliando as possibilidades educacionais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: