Avaliação da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCavalheiro, Andreia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47062-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dalessandro Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo aborda aspectos importantes da proposta avaliativa da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização, bem como seu monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. A compreensão da avaliação como processo permanente de aprendizagem, dinâmico e transformador do contexto social, político, econômico e cultural. Contrapondo-nos a uma concepção de escola seletiva na qual avaliação tinha como objetivo medir resultados finais em detrimento da aprendizagem, considerando a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem. Compreendendo nesse processo avaliativo o professor, o aluno, a escola, e a família. Nesse sentido, uma proposta avaliativa na alfabetização necessita ponderar a perspectiva que não exclui a criança, mas que a agrega ao processo de construção do conhecimento, considerando todas as variáveis possíveis. Entendendo o processo de avaliação na escola por meio do qual o educador recolhe e analisa as informações sobre o ensino e a aprendizagem, definindo articulações de intervenção pedagógica que contribui para o alcance dos objetivos propostos para cada etapa do processo educacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This article discusses important aspects of school learning in literacy proposal evaluation cycle as well as its monitoring of the teaching and learning process of children. The understanding of the assessment as a permanent learning process, the dynamic and transformative, political, economic and cultural context. Opposed us a conception of selective school where assessment was intended to measure final results at the expense of learning, considering the importance of assessing the literacy cycle, analyzing and constructing assessment instruments and record learning. Understanding that the teacher evaluation process, the student, school, and family. In this sense, an evaluative proposal literacy needs to consider the prospect that does not exclude the child, but that adds to the knowledge construction process, considering all possible variables. Understanding the evaluation process at the school through which the teacher collects and analyzes information on teaching and learning, defining joints of pedagogical intervention that contributes to the scope proposed for each step of the educational process goals.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.