Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Cavassan, Andréia Batista dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47060 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Vanisse Simone Alves Corrêa. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Está pesquisa destina-se a investigar como os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR compreendem, desenvolvem e redimensionam sua prática avaliativa, especificamente tendo como foco principal os alunos do Ensino fundamental – anos iniciais. Considera-se que as Escolas Municipais de Cascavel desenvolvem seu trabalho em consonância com o Currículo Municipal para a Rede Pública de Cascavel, sendo elaborado e fundamentado pelo método do Materialismo histórico-dialético. A metodologia empregada nesta pesquisa pautou-se basicamente na revisão da literatura escolhida e na aplicação de questionários a 44 professores e coordenadores de cinco escolas, todas de médio porte, possuindo de 400 a 600 alunos. O público atendido pelas escolas apresenta renda entre um a três salários mínimos. Este trabalho pauta-se teoricamente em LEONTIEV (1978), LUCKESI (2005; 2008) e SAVIANI (1996; 2003). Justifica-se esta pesquisa pela importância que avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. O trabalho conclui entre outras coisas, que: - para que a avaliação aconteça de maneira efetiva e competente é necessário que o professor conheça e compreenda a linha teórica a que se dispõe a trabalhar, articulando seu trabalho com o Projeto Político Pedagógico – PPP; - os resultados da avaliação devem ser utilizados para intervir positivamente na realidade, gerando mudanças e melhorando a aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 16 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | A articulação da prática pedagógica com os resultados da avaliação da aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: