A articulação da prática pedagógica com os resultados da avaliação da aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vanisse Simone Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCavassan, Andréia Batista dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47060-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Vanisse Simone Alves Corrêa.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Está pesquisa destina-se a investigar como os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR compreendem, desenvolvem e redimensionam sua prática avaliativa, especificamente tendo como foco principal os alunos do Ensino fundamental – anos iniciais. Considera-se que as Escolas Municipais de Cascavel desenvolvem seu trabalho em consonância com o Currículo Municipal para a Rede Pública de Cascavel, sendo elaborado e fundamentado pelo método do Materialismo histórico-dialético. A metodologia empregada nesta pesquisa pautou-se basicamente na revisão da literatura escolhida e na aplicação de questionários a 44 professores e coordenadores de cinco escolas, todas de médio porte, possuindo de 400 a 600 alunos. O público atendido pelas escolas apresenta renda entre um a três salários mínimos. Este trabalho pauta-se teoricamente em LEONTIEV (1978), LUCKESI (2005; 2008) e SAVIANI (1996; 2003). Justifica-se esta pesquisa pela importância que avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. O trabalho conclui entre outras coisas, que: - para que a avaliação aconteça de maneira efetiva e competente é necessário que o professor conheça e compreenda a linha teórica a que se dispõe a trabalhar, articulando seu trabalho com o Projeto Político Pedagógico – PPP; - os resultados da avaliação devem ser utilizados para intervir positivamente na realidade, gerando mudanças e melhorando a aprendizagem.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleA articulação da prática pedagógica com os resultados da avaliação da aprendizagem-
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