Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Humberto Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Hass, Ana Paula Mayer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47057 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47057 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Humberto Lima | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo vem aprofundar os estudos sobre as relações interpessoais na escola, não temos como escolher as pessoas com as quais iremos ter que nos relacionar, encontraremos diversas personalidades com diferentes pontos de vista e opiniões, e se não soubermos como tratar e até mesmo entender essas personalidades podemos cair no estresse e no desanimo. Esta pesquisa foi feita, a fim, de mostrar como quando as pessoas da escola estão envolvidas num trabalho cooperativo de entendimento bom relacionamento profissional a possibilidade de obter bons resultados é muito mais real, no Projeto Político Pedagógico as relações interpessoais se fundamentam nos princípios de responsabilidade, solidariedade, tolerância, ética, pluralidade cultural, autonomia e gestão democrática. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Título: dc.title | A importância de uma pedagogia de relações interpessoais no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: