A evasão no ensino médio noturno : repensando as práticas curriculares

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Glaucia Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47055-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccato-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Ensino Médio noturno tem a sua trajetória marcada pela dicotomia entre ofertar o ensino propedêutico para as elites e o ensino profissionalizante para os trabalhadores. Ao analisar as principais reformas aplicadas à educação, percebe-se que o ensino secundário sempre esteve subordinado ao que o empresariado esperava dele, ou seja, à educação tem servido para a manutenção da sociedade capitalista. E isto tem reflexos até os dias de hoje, no qual esta etapa de ensino perdeu sua identidade e acaba privilegiando apenas uma pequena parcela da população que continuará os estudos em nível superior, enquanto muitos jovens desistem de frequentar a escola por não perceberem a sua relevância e também por não se sentirem incluídos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, é preciso rever as práticas curriculares adotadas pela escola, para que o Ensino Médio tenha sentido para os jovens e estes permaneçam estudando, ao mesmo tempo em que se apropriam dos conhecimentos historicamente acumulados, tendo autonomia intelectual e capacidade de exercer plenamente a cidadania.-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de escolas noturnas-
Título: dc.titleA evasão no ensino médio noturno : repensando as práticas curriculares-
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