Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Quadros, Ana Paula da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47052 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Historicamente no passado, observava-se uma maior participação da família na escola. Essa revelava em sua conduta cumplicidade com a escola, já hoje em dia, tem-se observado demonstrações, às vezes,, contra ela além de revelar-se da parte da família ações que podem ser interpretadas como de desinteresse. Nessa direção, considerando as diversas dificuldades de relação que se estabelecem entre as duas instânciias primordiais de formação humana dos alunos, vem se observando que, em todos os sentidos, o maior prejudicado é o aluno enquantto sujeiito histórico e cultural. Nesse sentido e na busca de respostas o artigo tem por objetivo reflletir sobre a importânciia da famíília na formação do indiivíduo nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando-se que a noção contemporânea torna o signiificado de família diferenciado, o que tem afetado diretamentte o aprendiizado escolar. | - |
Formato: dc.format | 12 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais e professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Título: dc.title | A importância da participação da família na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: