
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Edna Amancio de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Viel, Ana Patrícia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47051 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47051 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Edna Amancio de Souza Ramos. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo traz uma pesquisa sobre a importância do trabalho do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar, e é componente obrigatório na avaliação do curso de Pós Graduação em Coordenação Pedagógica da UFPR, modalidade EAD e tem como objetivo elencar as diversas atividades desenvolvidas por este profissional dentro da escola no processo de ensino aprendizagem, sendo pautado aqui por um referencial através da revisão de literatura e embasado na aplicação de uma pesquisa de campo realizada na cidade de Arapongas-Paraná. O presente trabalho inicia levantando questões que refletem sobre o seu papel do coordenador pedagógico na escola atual, aonde é levado a assumir diversas funções. Seguindo a revisão de literatura, o tema foi ricamente abordado constatando que na escola atual o Coordenador é levado a assumir várias funções. Na metodologia são apresentadas as entrevistas com vistas a entender melhor a realidade e desafios pelas quais passam os profissionais. Nas considerações finais a pesquisa aponta que frente às ações educativas inerentes ao Coordenador, cabe às escolas, em especial à direção, desenvolver uma nova cultura escolar. Os coordenadores pedagógicos são peças chave do processo educativo comprovando por meio dos dados e sua análise que o trabalho do coordenador traz diversos benefícios aos professores, alunos e pais de alunos na questão da qualidade de ensino. | - |
| Formato: dc.format | 20 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Título: dc.title | A importância do coordenador pedagógico para a qualidade do ensino | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: