A importância do coordenador pedagógico para a qualidade do ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Edna Amancio de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorViel, Ana Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:38:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:38:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47051-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edna Amancio de Souza Ramos.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo traz uma pesquisa sobre a importância do trabalho do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar, e é componente obrigatório na avaliação do curso de Pós Graduação em Coordenação Pedagógica da UFPR, modalidade EAD e tem como objetivo elencar as diversas atividades desenvolvidas por este profissional dentro da escola no processo de ensino aprendizagem, sendo pautado aqui por um referencial através da revisão de literatura e embasado na aplicação de uma pesquisa de campo realizada na cidade de Arapongas-Paraná. O presente trabalho inicia levantando questões que refletem sobre o seu papel do coordenador pedagógico na escola atual, aonde é levado a assumir diversas funções. Seguindo a revisão de literatura, o tema foi ricamente abordado constatando que na escola atual o Coordenador é levado a assumir várias funções. Na metodologia são apresentadas as entrevistas com vistas a entender melhor a realidade e desafios pelas quais passam os profissionais. Nas considerações finais a pesquisa aponta que frente às ações educativas inerentes ao Coordenador, cabe às escolas, em especial à direção, desenvolver uma nova cultura escolar. Os coordenadores pedagógicos são peças chave do processo educativo comprovando por meio dos dados e sua análise que o trabalho do coordenador traz diversos benefícios aos professores, alunos e pais de alunos na questão da qualidade de ensino.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleA importância do coordenador pedagógico para a qualidade do ensino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.