O papel do coordenador pedagógico no planejamento de cantos de atividades diversificadas para maternal III

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, Ana Beatriz Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47043-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse estudo tem como objetivo principal fazer alguns apontamentos em relação ao papel do coordenador pedagógico de um CMEI no município de Curitiba, visando melhorias nos planos de ensino docente e que estes contemplem os Cantos de Atividades Diversificadas - CADs como forma de promover o desenvolvimento integral das crianças pequenas. O papel do coordenador pedagógico nesse processo é fundamental, pois auxilia a equipe de professores a organizar os planos de ensino pautado nas necessidades das crianças e na garantia de um aprendizado satisfatório. A problemática levantada no inicio da pesquisa era em relação à reorganização dos CADs que necessitavam de reestruturação das intenções com as atividades que ocorriam nesse espaço, bem como de repensar nos materiais disponibilizados as crianças nesses cantos. Sendo assim foram realizadas ações internas entre os envolvidos: coordenador pedagógico, professor e educadores a fim de redirecionar atividades significativas. A metodologia utilizada estava embasada na tematização da prática que tem como foco a observação da prática diária junto as crianças, nos momentos disponibilizados para interação com as brincadeiras e brinquedos em cada CADs, essa observação tinha como instrumento a filmagem e fichas com intenções de trabalho pedagógico para cada canto. Sendo que após os dados coletados, foi realizado momentos de reflexão com os professores nas horas atividades a fim de replanejar as ações futuras. Essas ações tiveram resultados positivos em relação aos objetivos iniciais traçados nessa pesquisa, levando os envolvidos a readequar as práticas conforme necessidades e interesses surgidos na turma de maternal III.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico no planejamento de cantos de atividades diversificadas para maternal III-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.