O perfil do coordenador pedagógico : uma reflexão sobre os desafios da escola contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alice Américo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47040-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Antonio Charles Santiago Almeida.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo trás em seu bojo a função do Coordenador Pedagógico (Pedagogo) como aquele que organiza, planeja e acompanha o processo pedagógico da escola. O principal objetivo é que o educando tenha o direito a entrar na escola e aprender o que é ensinado. Para re-significar o ensino, contamos com as Semanas Pedagógicas de 2013 e parte dos debates de 2014, onde foi destacada a deficiência intelectual e a obrigatoriedade de se fazer adaptação curricular. O Currículo na Escola compreendendo a própria organização escolar, plano de ação da direção e o que visa o sujeito da escola pública, a prática pedagógica e a documentação necessária a ser reconstruída, construída e avaliada. Nesse sentido temos: PPP – Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular, PTD – Plano de Trabalho Docente, convergindo para uma educação democrática, de inclusão, a favor das classes populares. Procurando adequar para que todos alcancem o aprendizado, nunca para resolver somente o IDEB da escola.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleO perfil do coordenador pedagógico : uma reflexão sobre os desafios da escola contemporânea-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.