Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jandicleide Evangelista | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ireno, Taize Matioro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:29:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:29:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47024 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Proª Drª Jandicleide Evangelista Lopes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo de conclusão de curso está focado nos fatores do processo de ensino e aprendizagem que contribuem para a diminuição dos índices da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. A fundamentação teórica sobre o tema proporciona conhecimentos sobre a construção da história da EJA, perfil dos seus educandos, bem como as bases necessárias do processo de ensino e aprendizagem desta modalidade de estudos na atualidade norteadas nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná e outros autores. A pesquisa aplicada desenvolvida com professores que atuam no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, Newton Guimarães – EFM e também com alunos que estudam no mesmo demonstra os principais fatores que podem influenciar na diminuição da evasão escolar na EJA. Por fim, a conclusão deste trabalho esclarece que escola da EJA e seus educadores devem ter em mente o educando como objetivo maior, (re) pensar sua prática pedagógica constantemente e adequarse as necessidades de horário de atendimento, tornando o processo educativo adequado, prazeroso e qualitativo garantindo assim a permanência de seus educandos. | - |
Formato: dc.format | 25 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Evasão escolar na educação de jovens e adultos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: