Interdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuirino, Simony Rafaeli, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPereira, Gisele Claudino Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47014-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo busca demonstrar a realidade de ensino de uma escola rural do município de São José dos Pinhais/Paraná, a qual encontrou na prática de pequenos projetos escolares uma possibilidade de execução da interdisciplinaridade. Para isso foi analisado o Currículo do município e o Projeto Político Pedagógico da escola. Além disso, foram aplicados questionários a diretora e professores buscando verificar a visão que os mesmos têm sobre a prática de interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Verificou-se que apesar do currículo municipal não trazer indícios de um trabalho interdisciplinar, a escola desenvolve essa prática através de projetos escolares como Horta Escolar, Arraiá Pedagógico e Feira Cultural. O trabalho interdisciplinar através de projetos escolares possibilita aos educandos uma formação ampla, onde o conhecimento é utilizado para a vida em sociedade. De acordo com as respostas aos questionários a diretora e os professores demonstraram que através dessa prática os alunos ficam mais motivados a aprender e capazes de lidar com situações problemas de sua realidade, comparados as experiências curriculares sem integração.-
Formato: dc.format26 p : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBaixo rendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.