Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Gisele Claudino Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47014 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47014 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo busca demonstrar a realidade de ensino de uma escola rural do município de São José dos Pinhais/Paraná, a qual encontrou na prática de pequenos projetos escolares uma possibilidade de execução da interdisciplinaridade. Para isso foi analisado o Currículo do município e o Projeto Político Pedagógico da escola. Além disso, foram aplicados questionários a diretora e professores buscando verificar a visão que os mesmos têm sobre a prática de interdisciplinaridade desenvolvida na escola. Verificou-se que apesar do currículo municipal não trazer indícios de um trabalho interdisciplinar, a escola desenvolve essa prática através de projetos escolares como Horta Escolar, Arraiá Pedagógico e Feira Cultural. O trabalho interdisciplinar através de projetos escolares possibilita aos educandos uma formação ampla, onde o conhecimento é utilizado para a vida em sociedade. De acordo com as respostas aos questionários a diretora e os professores demonstraram que através dessa prática os alunos ficam mais motivados a aprender e capazes de lidar com situações problemas de sua realidade, comparados as experiências curriculares sem integração. | - |
Formato: dc.format | 26 p : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade : uma proposta a partir de projetos escolares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: