Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Faé, Francieli do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47010 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Ms. Mariana F. Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como principal objetivo, relatar qual é o papel do coordenador pedagógico diante das necessidades diárias dos professores frente às adaptações curriculares necessárias ao bom desempenho dos educandos com dificuldades na aprendizagem. Sendo assim, o mesmo busca vir a auxiliar os educadores e demais profissionais da educação a atender de maneira correta os alunos com dificuldades na aprendizagem, utilizando-se assim das práticas educativas essenciais e necessárias na flexibilização ou adaptação curricular, facilitando seu convívio com os demais colegas e fazendo com que os mesmos queiram cada vez mais aprender, não deixando que suas dificuldades sejam motivos de desinteresse. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica na qual foram estudados vários livros, dissertações e periódicos que abordavam o papel do coordenador pedagógico e as adaptações curriculares realizadas com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Fazer um encaminhamento metodológico eficaz, auxilia os próprios professores a incluir estas crianças, fazendo assim com que os mesmos sintam-se inclusos e mais motivados a continuar frequentando a escola, sem contar que os próprios professores, após ter claro o que são adaptações curriculares, trabalharam com estas crianças sentindo-se mais úteis dedicando-se mais a procurar maneiras diferenciadas para ensinar, observando suas próprias conquistas ao longo do tempo. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo rendimento escolar | - |
Título: dc.title | O papel do coordenador pedagógico frente às práticas educativas : adaptação e flexibilização curricular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: