
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Franciele de Assis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47007 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriana Teles de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O artigo objetiva compreender qual é o papel da pedagoga na mediação das situações de conflito que envolvem o processo de aprendizagem, bem como, entender como a pedagoga influência nas redes de diálogos estabelecidas por meio dos sujeitos escolares e quais são os dizeres das mesmas em relação à formação profissional, a mediação pedagógica e os sentidos e significados do seu papel como profissional. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizaram-se os estudos de Vygotsky (1989) e Wallon (1968). Para a construção da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de Lakatos e Marconi (2003) e análise dos dados foi feita a partir dos encaminhamentos propostos por Aguiar e Ozella (2013). A partir do referencial teórico e das análises os dados foram organizados em três categorias: formação das pedagogas, atuação do trabalho através da mediação e participação da escola na construção das redes de comunicação. A pesquisa permitiu concluir que diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas, por meio da prática do diálogo e da mediação. Desse modo o trabalho das pedagogas na mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de trabalho necessária para o desenvolvimento da aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 25 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | O trabalho da pedagoga na mediação das situações de conflito | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: