O trabalho da pedagoga na mediação das situações de conflito

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Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Franciele de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47007-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo objetiva compreender qual é o papel da pedagoga na mediação das situações de conflito que envolvem o processo de aprendizagem, bem como, entender como a pedagoga influência nas redes de diálogos estabelecidas por meio dos sujeitos escolares e quais são os dizeres das mesmas em relação à formação profissional, a mediação pedagógica e os sentidos e significados do seu papel como profissional. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizaram-se os estudos de Vygotsky (1989) e Wallon (1968). Para a construção da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de Lakatos e Marconi (2003) e análise dos dados foi feita a partir dos encaminhamentos propostos por Aguiar e Ozella (2013). A partir do referencial teórico e das análises os dados foram organizados em três categorias: formação das pedagogas, atuação do trabalho através da mediação e participação da escola na construção das redes de comunicação. A pesquisa permitiu concluir que diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas, por meio da prática do diálogo e da mediação. Desse modo o trabalho das pedagogas na mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de trabalho necessária para o desenvolvimento da aprendizagem.-
Formato: dc.format25 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleO trabalho da pedagoga na mediação das situações de conflito-
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