O abandono escolar no ensino médio noturno do Município de São João - Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTaques, Mariana Fonseca-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorChioquetta, Fatima Jacinta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47003-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof.Ms.Mariana F.Taques-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo discute o abandono escolar no ensino médio noturno do Colégio Estadual Tancredo Neves - EFM, uma escola estadual do município de São João, Paraná, a partir da seguinte problemática de pesquisa: "O que leva os alunos do Ensino Médio Noturno do Colégio Estadual Tancredo Neves-EFM, a abandonar os estudos?". O método de pesquisa utilizado foi de abordagem qualitativa. Como embasamento teórico utilizou-se autores contemporâneos que abordam a temática como Kuenzer (1988; 2000; 2005; 2006), Rodrigues (1995; 2005) Frigotto (2009), Dayrell (2009), Bourdieu (1983), Corti (2009), Garbin (2009), Perrenoud (1998). A pesquisa mapeou as principais causas do abandono na escola. Foram ouvidos 13 alunos com histórico de abandono escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada, com questões envolvendo: necessidade de trabalho; questões relacionadas a conflitos na comunidade/juventude; conflitos na relação professor/aluno, aluno/aluno, aluno/escola, aulas/avaliação desmotivadora e/ou metodologias, como principais causas da evasão no Ensino Médio Noturno. As leituras e as entrevistas apontam a dupla jornada envolvendo trabalho e escola como principal causa do abandono e desmotivação para o estudo.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Título: dc.titleO abandono escolar no ensino médio noturno do Município de São João - Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.