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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Chioquetta, Fatima Jacinta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/47003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47003 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof.Ms.Mariana F.Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo discute o abandono escolar no ensino médio noturno do Colégio Estadual Tancredo Neves - EFM, uma escola estadual do município de São João, Paraná, a partir da seguinte problemática de pesquisa: "O que leva os alunos do Ensino Médio Noturno do Colégio Estadual Tancredo Neves-EFM, a abandonar os estudos?". O método de pesquisa utilizado foi de abordagem qualitativa. Como embasamento teórico utilizou-se autores contemporâneos que abordam a temática como Kuenzer (1988; 2000; 2005; 2006), Rodrigues (1995; 2005) Frigotto (2009), Dayrell (2009), Bourdieu (1983), Corti (2009), Garbin (2009), Perrenoud (1998). A pesquisa mapeou as principais causas do abandono na escola. Foram ouvidos 13 alunos com histórico de abandono escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada, com questões envolvendo: necessidade de trabalho; questões relacionadas a conflitos na comunidade/juventude; conflitos na relação professor/aluno, aluno/aluno, aluno/escola, aulas/avaliação desmotivadora e/ou metodologias, como principais causas da evasão no Ensino Médio Noturno. As leituras e as entrevistas apontam a dupla jornada envolvendo trabalho e escola como principal causa do abandono e desmotivação para o estudo. | - |
Formato: dc.format | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Título: dc.title | O abandono escolar no ensino médio noturno do Município de São João - Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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