Os jovens do ensino médio e o currículo ofertado nas escolas públicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRamos, Fabiana Ribeiro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:01:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:01:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/47000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/47000-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Márcia Soczek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre o currículo proposto para o ensino médio das escolas públicas e a identidade e expectativas dos estudantes deste nível de ensino. A motivação desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da educação têm apontado para o desinteresse dos jovens do ensino médio pela escola, mais especificamente pelo currículo e a relação com os estudantes, seus saberes e experiências. Outro ponto a destacar está na obrigatoriedade, após emenda constitucional 59/09, que amplia a obrigatoriedade da educação as crianças e adolescentes dos 04 aos 17 anos. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre o currículo e as relações estabelecidas entre indisciplina e desinteresse dos jovens pelo estudo, a identidade e as expectativas dos estudantes desse nível de ensino e os caminhos possíveis para aproximação destes jovens ao Ensino Médio, por meio de um currículo que socialize o conhecimento historicamente acumulado e valorize a identidade e pluralidade cultural com vistas a transformar a sua realidade social. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o currículo do ensino médio frente às necessidades e expectativas do jovem na sociedade e na escola. Possibilitando uma educação transformadora e significativa para os jovens do ensino médio.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleOs jovens do ensino médio e o currículo ofertado nas escolas públicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.