Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Thomé, Ericéia Ferreira Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46999 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho aborda questões de vivência que ocorrem dentro do espaço escolar entre gestores, e seus colaboradores. Como a gestão democrática veio trazer segurança para o gestor que compartilha suas ações com demais colaboradores, enfatizando a questão das tomadas de decisões e investimentos na qualidade do ensino. A importância de ter uma harmonia com o grupo e como conduzir o trabalho através do diálogo tanto com os funcionários quanto com os alunos e sociedade também aqui enfatizando através da motivação do gestor e da qualidade a importância de se ter uma gestão democrática na valorização do ensino nas escolas públicas do país com qualidade e presença da família e da comunidade local. Algumas reflexões foram realizadas e aqui apresentadas baseadas nas bibliografias de autores de renome, que vieram trazer enriquecimento e embasamento teórico as questões aqui abordadas. Finalizamos conceituando a importância da família na vida da criança e sua participação ativa no espaço escolar como fator de agregação e contribuição na efetivação da Gestão Democrática e como o coordenador pedagógico pode auxiliar nesse processo de democratização do ensino. Como enriquecimento metodológico realizamos visita a uma escola do município de Tapejara, para observar o trabalho pedagógico diante da gestão democrática e conversar com professores e alunos para ouvir seus relatos quanto à qualidade do ensino que estão recebendo e se esse se enquadra nas ações propostas a uma escola que se enfatiza como democrática. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração de pessoal | - |
Título: dc.title | Gestão democrática na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: